Tutorial de Instalação do Eclipse com vários plugins (Aptana, PDT, DBViewer, Subversive e RegexUtil) no Ubuntu
por Alexandre Gomes Gaigalas, do Acorda pra Web!
Nesse Tutorial você vai aprender...
- Baixar e instalar uma versão do Eclipse no Ubuntu
- Usar o gerenciador de atualizações do Eclipse
- Instalar Plugins no Eclipse
- Instalar o Aptana, uma IDE para desenvolvimento de sistemas web em HTML, JavaScript, CSS e AJAX
- Instalar o PDT, uma IDE para desenvolvimento web em PHP
- Instalar o DBViewer, um plugin para acesso e administração de bancos de dados
- Instalar o Subversive, para trabalhar com repositórios SVN no Eclipse
- Instalar o RegexUtil, plugin para construir e testar Expressões Regulares no Eclipse
Como Baixar o Eclipse
Embora o Ubuntu possua em seus repositórios um pacote para o Eclipse, a última versão disponível é a 3.2, que é antiga demais para utilizarmos todas essas ferramentas. Isso torna necessário baixar o Eclipse diretamente do site oficial e instalar manualmente, o que é um processo extremamente simples.
Todas as versões do Eclipse recebem nomes de luas. A última versão, 3.4, chama-se Ganymede. Nesse tutorial utilizaremos a versão 3.3, chamada Europa. Não instalaremos a versão mais atual porque alguns plugins ainda não funcionam com ela, mas assim que houver uma alternativa para instalá-las, esse tutorial será atualizado
Primeiro, baixe o Eclipse 3.3.2 Classic, conforme a imagem abaixo

Escolha o mirror, geralmente o primeiro da lista:

Instalação do Eclipse
Após terminar o download, você terá um arquivo .tar.gz. basta extrairmos esse arquivo que a pasta eclipse será gerada. Se você não sabe extrair o arquivo, clique em cima do ícone do mesmo com o botão direito e selecione a opção "Extrair Aqui".

Para uma melhor organização, eu resolvi mover a pasta eclipse para o diretório do meu usuário dentro da pasta home do sistema. À partir de lá, abri pela primeira vez o executável eclipse dentro da pasta:

Criação do Primeiro Workspace
No Eclipse existe o conceito de workspaces, que são diretórios nos quais todas as suas configurações e preferências ficam armazenados. Na primeira execução do Eclipse, ele solicitará que você informe o local de criação de um primeiro workspace. Eu geralmente crio um diretório chamado workspace dentro da pasta do meu usuário dentro do diretório home.

A Interface do Eclipse
Nesse tutorial, que cobre apenas a instalação, não explicarei como funciona o Eclipse e todos os recursos presentes em sua interface. Utilizaremos, por enquanto, apenas o menu "Help" e o submenu "Software Updates", que abrirá a seguinte janela.

Marcaremos a opção "Search for new features to install", que significa que o atualizador buscará novos plugins para instalar no seu sistema. Ao avançarmos veremos a seguinte interface:

O processo de atualização e adição de novos plugins no Eclipse é feito por sites que contém informações sobre os arquivos a serem baixados e atualizados. Esses sites, chamados de Update Sites aparecem em uma lista nessa janela. Para adicionar um novo site à partir de uma URL, utilizamos o botão "New Remote Site...". Adicionaremos os Update Sites dos plugins que desejamos adicionar:

Aptana, usando endereço http://update.aptana.com/install/studio/3.2/

DBViewer, usando endereço http://www.ne.jp/asahi/zigen/home/plugin/dbviewer/

Subversive, usando endereço http://www.polarion.org/projects/subversive/download/1.1/update-site/

PDT, usando endereço http://download.eclipse.org/tools/pdt/updates/

RegexUtil, usando endereço http://regex-util.sourceforge.net/update/
Marcaremos o Eclipse para buscar novos plugins em todos os Update Sites, sem esquecer de marcar a opção de selecionar automaticamente or mirrors.

Possivelmente uma mensagem de erro de dependência aparecerá no topo, ao lado de um "X" vermelho. Note o nome do pacote org.eclipse.wst.
Para corrigir esse problema, vamos até a raiz do Europa Discovery Site e selecionaremos o requisito dentro da árvore "Web and JEE Development". O pacote que devemos adicionar é o Web Standard Tools.

Novas dependências surgirão, mas como se trata de um pacote desenvolvido pela equipe do Eclipse, poderemos usar um recurso interessante do instalador, o "Select Required", que resolverá as dependências por nós. Após clicar nesse botão, todos os erros devem desaparecer.



Ao avançar, o Eclipse perguntará sobre a validação digital dos plugins. Basta confirmar a instalação conforme a imagem:

Depois de algum tempo baixando os pacotes ele concluirá a instalação, basta reiniciar o Eclipse e todos os plugins já estarão disponíveis para utilização!
Se você ainda não sabe como utilizar o Eclipse ou algum dos plugins, aguarde os próximos artigos da série ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário